sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Sociedade do Espetáculo

 


Hoje fui ao circo

Mas era um muito diferente

Uma grande plateia ansiosa para o espetáculo

No camarim, uma loucura!

“Seu cabelo deve ser assim, use esta roupa, sorria dessa forma”

Depois me deparei que os palhaços eram filhotes de gente

Prontos para agradarem o público

O circo também era diferente em outra coisa

As pessoas não viam mais com os olhos 

Mas através de microcâmeras, de seus aparelhos que a todo momento saiam um som estranho

Acho que era uma forma de interação 

E então os pequenos chegaram, finalmente!

“Olha que gracinha! manda um beijo! faz essa pose! diga isso!”

E o faziam

Já não sabia mais se eram palhaços ou macacos de imitação 

Percebi outra coisa, ao mesmo tempo que o elenco estava ali para ser visto

Eles recebiam muitos flashes e gargalhadas

Mas nenhuma atenção que não fosse mediada por esse tal aparelho, que estranho!

Saí do espetáculo, pois senti que nunca acabava

Mas pra quem gostar, o nome é Instagram


Lua Nova


23 comentários:

  1. Gostei TANTO desse texto, Lua Nova. O início me deixou intrigada, depois senti vibes black mirror e o final foi impecável. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Isso realmente é MUITO black mirror, e isso porque nem entrei no quesito que muitos familiares, sem querer, publicam conteúdos que são usados como pornografia infantil...

      Excluir
  2. Parabéns pelo texto! Me sinto angustiado sempre que leio sobre essas bizarrices distópicas que a gente já vive há algum tempo. Confesso que quase escrevi sobre essa notícia, mas n soube como abordar e nem construir um meme. Adorei como você fez os dois!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi a notícia e já decidi de cara que seria ela! Essa questão da exposição exagerada de crianças é algo que me incomoda faz um tempo... Nada melhor que pôr para fora numa crônica!

      Excluir
  3. No início eu não tava entendendo nada kkkkkkk mas quando chegou no final eu fiquei: UAU LUA NOVA, GENIAALLLL!!!! amei seu texto, parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, fadaaa! De fato, o final foi surpreendente até pra mim, pois essa ideia veio no meio do texto hahaha

      Excluir
  4. Lua, eu achei o seu texto GENIAL. Eu nem tenho palavras pra ele e pro meme. Serio, incrível

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigadaaaa!! O intuito era surpreender no último verso mesmo kkkk

      Excluir
  5. Como esse texto é sensacional, Lua! O final não poderia ser melhor, entrega todo um sentido até inesperado do meme e do texto. Sensacional!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Tempo! Fico feliz de cumprir o efeito esperado de quando escrevi a crônica... admito que não gostei do meu meme, mas serve como exemplo da exposição exagerada de bebês e crianças na rede... valeu pelo comentário!

      Excluir
    2. Olha, pode não ter gostado muito do meme, mas sem dúvidas cumpriu bem a função que queria!

      Excluir
  6. Me lembrei de um questionamento do twitter, como bebês tem Instagram se idade mínima é 13 anos ?, agora temos que esperar 18 anos pra ver se haverão processos. Mas muito bom crítica, demorei um pouco para ligar ao meme, mas amei o texto de verdade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaa Lara! Muitos famílias criam um Instagram pro bebê e eu, pessoalmente, acho um absurdo! Inclusive alguns deles são super famosos, como o filho da Sarah Poncio... É uma prática atual, então ainda não da pra analisar as problemáticas disso no futuro, mas tenho certeza que muitos vão se sentir envergonhados e podem até desenvolver alguns disturbios...

      Excluir
    2. Caraca, verdade kkkk nunca pensei nisso

      Excluir
  7. O instagram é a rede onde ninguém é o que aparece, realmente como você disse Lua, um circo onde o espetáculo é a comparação, é preciso filtrar o que se absorve lá, pois pode tocar na nossa autoestima como seres humanos reais, achei incrível a estrutura de seu texto, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ser foi elevado à categoria do ter, e, na sociedade virtual que vivemos hoje, elevado à categoria do parecer. Eu juro que li um texto sobre isso enquanto treinava para o Enem, nunca mais o encontrei, mas ficou agarrado aqui na memória. Obrigada pelo elogio!

      Excluir
  8. Quando temos crianças em casa, fica quase impossível não expor cada momento dele. Mas, muitas vezes esquecemos de que os bebês também são indivíduos. Há muito tempo venho pensando nisso e desde que a Virgínia, esposa do cantor Zé Felipe, fez do parto dela um espetáculo, comecei a enxergar de outra forma toda essa exposição que fazemos os pequeninos passarem quando nem mesmo entendem quem são eles :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo o que diz. Elas são tão fofas que da vontade de registrar! Mas me incomoda ver tanta exposição desnecessária. Eu penso que, se pode trazer riscos para a criança, pra que fazer né? Tenho amigos nas redes que expõem o filho desde o momento que acorda até a hora em que dormem. Isso todos os dias, e eu só penso que isso não pode ser normal!

      Excluir
  9. Luaaaaaaa, sério um dos melhores textos que já escreveu as relações que usou, os "sinonimos", foi tudo mt bem planejado e executado com sucesso, a metáfora com o circo foi genial, somos de fato atração para os outros e dinheiro para o dono da plataforma é assim que nos enxergam, o pior é pensar que alimentamos isso, e somos palhaços desse show. Parabéns pelo texto <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaaa! Realmente, me inspirei mais nesse texto do que em todos os outros. Infelizmente, esse vício só aumenta... Não costumamos pensar nos problemas que podem aparecer com nossas atitudes no presente, e deveríamos debater mais sobre isso. Obrigada pelo comentário!!

      Excluir
  10. Hahahahah, black mirror total!! Que texto sensacional Lua. É muito distópico porém muito real o que a sociedade virtual está se tornando, e o caminho que estamos trilhando, as aparências agora tomaram formas, digitais. Ótima crônica, meus parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Apolo.gia. Parece Black Mirror mas tá acontecendo agora! Conforme vão as coisas, não me impressionaria se a cultura do cancelamento, por exemplo, tomasse forma mais concreta, como uma Egrégora kkkk

      Excluir
  11. Caramba kkkkkkkkkkkkk no início eu não entendi bem, imaginei outra coisa. O fim é genial e faz MUITO SENTIDO. Meus parabéns. O mundo se tornou um verdadeiro black mirror.

    ResponderExcluir