sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Império


 Naldo, tem 78 anos, é branco, roteirista, escreveu diversas novelas, porém não faz questão de colocar atores negros. Quem dirá protagonistas negros. 

Beyoncé, tem 39 anos, é negra, cantora, compositora, atriz, modelo, dançarina, empresária, produtora, diretora, roteirista e mãe de três filhos. Beyoncé é o maior símbolo de representatividade para os negros de todo mundo.

Naldo criticou Beyoncé por usar um colar de diamante da Tiffany, pois em sua cabeça, pessoas negras só podem ocupar papéis servis. Naldo projeta na Beyoncé tudo que ele mesmo é, alguém da elite branca opressora que não tem intuito nenhum de ajudar pessoas como Joelly. Pessoas como Naldo se sentem ameaçadas com pessoas pretas sendo protagonistas, sentem medo pois acreditam que seu lindo sistema capitalista se romperá de alguma forma e tentam rebaixar as “minorias”, invisibilizando negros, indigenas e pessoas LGBTQI+.

Ninguém se incomodou quando a Lady Gaga usou o mesmo colar no Oscar. O problema não está no valor do colar, e sim na figura que o carrega no pescoço, ver um preto no topo incomoda. Infelizmente existem muitos Naldos em nossa sociedade, como o Naldo do “somos todos iguais então pra que o movimento negro”, o Naldo do “os negros estão fazendo a mesma coisa que os brancos fizeram com eles” ou o Naldo do “esse negócio de cotas está tirando o lugar do meu filho”.

Sabe o que me passa na cabeça quando leio notícias como “Naldo critica Beyoncé por usar colar de diamante”? Revolta.

Espero que Naldo ainda se incomode muito nessa vida, pois o povo preto ainda ocupará as cadeiras que pessoas como ele se sentam.

Agora de George para Naldo, vamos cair um pouco na real, tá legal?

 



George Amarelo


17 comentários:

  1. Oi George! Seu texto é muito bacana e mostra essa realidade podre da elite, principalmente a branca. Eu realmente não tenho local de fala sobre pautas negras, mas espero que um dia essa p*taria/infantilidade de pessoas brancas se sentirem "ameaçadas" por pessoas pretas, finalize. Quanto retrocesso!

    ResponderExcluir
  2. É muito louco, parece que toda essa sujeira foi dita frente ao espelho, uma total confusão sobre quem seria a elite opressora enquanto ele faz parte da mesma. Infelizmente existem muitos Naldos... Seu texto é otimo! Me fez refletir mais ainda sobre o fato

    ResponderExcluir
  3. Ótima crônica, George. Sobre representatividade e luta: a elite branca nunca vai aceitar. E podem tentar disfarçar com n argumentos furados, são racistas. É fogo nesses defensores de borbas gatos. Adorei o meme :)

    ResponderExcluir
  4. George, eu gostei muito do seu texto e da sua crítica. Assim como o Melo disse ali em cima, eu também não tenho lugar de fala nessa luta, e concordo com dada palavra dele sobre essa infantilidade de superioridade branca ter que acabar. Sobre o meme: perfeito kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico feliz de ver que vocês tbm se sentem incomodados, n acho que a palavra seja infantilidade na vdd mas sim racismo...muito obrigado pelo elogio!

      Excluir
  5. Que texto excelente, George! É muito importante ver essa representatividade através de textos tão bem escritos como o seu, ainda mais com esses memes incríveis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico feliz que tenha gostado Tempo, agradeço de coração!

      Excluir
  6. Uma vez esse autor criticou uma outra coisa que me deixou tão irritada também, só que meus divertidamentes apagaram da minha mente, então não consigo exemplificar. Mas, apenas repugnante e atitude dele. Achei muito legal você trazer esse tema para cá George! Principalmente com esse meme do final sksksk

    ResponderExcluir
  7. A gente incomoda só por ser. Eu nunca entenderei isso. E que bom que a Beyonce usa Tiffany, talvez ele critica pq não "pode" usar

    ResponderExcluir
  8. George como sempre bato palmas para você, que texto ótimo ele é tão surreal que quando comecei a ler o nome "Naldo" achei que fosse um personagem fictício, mas é só mais um babaca desses né? Infelizmente as pessoas se incomodam né, pois é uma pena mesmo porque vão viver incomodadas, ainda vão ter diversas Beyoncés, Djamilas e Taíses Araujo nesse mundo. Arrasou como sempre

    ResponderExcluir
  9. As pessoas se incomodam com qualquer coisa que é diferente do padrão que elas consideram ideal. É por isso que pessoas como o Naldo não podem ser consideradas pessoas

    ResponderExcluir
  10. Excelente texto George. Eu sinto a mesma revolta e vivo me perguntando como em pleno Século XXI existirem pessoas desse nível. Que elas possam colher tudo o que plantaram, sem exceção.

    ResponderExcluir
  11. Representatividade é sempre importante e você conseguiu, diante dessa crônica, expressar isso George. As pessoas precisam parar de se incomodar e saber que o mundo não parou no tempo.

    ResponderExcluir
  12. Pode parecer confuso mas a representatividade acaba sendo importante demais, até mesmo para quem ela não representa em si. Pode abrir os olhos de quem esta dentro de uma bolha.

    ResponderExcluir