sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Xuxa, sashay away!

 


Imagine a situação: “Um jovem que sempre sonhou em ser drag, sentado no sofá de casa assistindo uma competição de drags no reality show ‘Drag Race Brasil’. No início da primeira edição brasileira do programa estadunidense ‘RuPaul 's Drag Race’', as cortinas na passarela se abrem e quem vem desfilando? Xuxa Meneghel!”. O que você acha que se passou pela cabeça do jovem? 

“Xuxa como apresentadora do Drag Race Brasil, tudo bem, mas… o que ela sabe sobre Drag?” é a pergunta de vários fãs do famoso reality show, ao receberem a notícia da seleção da Xuxa para o programa. O mesmo que sempre exaltou o carisma, singularidade, coragem e talento de várias drags, já começou falhando na sua edição brasileira ao colocar uma pessoa como apresentadora que não faz drag e que não tem nenhuma representatividade na arte drag. Não que ela não seja boa em fazer o seu trabalho, mas seria importante colocar alguém do meio.

Encontrar uma pessoa que faz e gosta das mesmas coisas que você, que possui as mesmas características, em um papel de destaque faz com que você se sinta motivado a assumir quem você é. Isso provavelmente é muito difícil de ser compreendido para quem nunca precisou questionar nada com relação aos meios de entretenimento.

Nesse sentido, havendo tantas estrelas como Pabllo Vittar e Gloria Groove que ganharam prestígio e fama, mostrando que a cultura e a presença drag não é passageira e deve ser respeitada, foi uma decepção ver a preferência por uma pessoa fora desse meio. É clara a falha inicial na edição brasileira de "RuPaul 's Drag Race”, um programa que ajudou tanto a impulsionar a arte nos últimos anos. 

Por que colocar logo uma pessoa que não entende a história e a luta do movimento drag como apresentadora? O apoio do mercado publicitário compensa essa falta de representatividade? Bem, o mínimo que podemos esperar agora é uma co-apresentadora drag e outras drags no júri, o que ainda é pouco e lamentável.


Mundo Ressonante


31 comentários:

  1. Adorei ver que essa notícia também te impactou, Mundo e acho que você expressou suas ideias super bem. Não faz sentido a apresentadora de um reality de drag queen ser uma pessoa que não faz drag.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demais! Fico feliz de saber que você gostou do meu texto e, sim, isso tudo não faz sentido. Ou faz, mas por uma lógica econômica e não inclusiva(o que é revoltante!).

      Excluir
  2. Caramba Mundo realmente ridículo, gente é o que não falta para assumir esse cargo mas pelo jeito não estão interessados a dar palco para uma Drag em um programas sobre elas, hipocrisia que fala né? Se o próprio programa que deveria apoia-las, silencia, eu não sei nem o que pensar sobre outras oportunidades de trabalho. Até onde eles vão por dinheiro em. Sua crítica foi incrível, parabéns <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso, Sinceron@.com! Querem sempre manter as mesmas pessoas nos grandes palcos porque o dinheiro continua circulando entre eles. Além disso, não se importam com as suas consequências porque, afinal, o público vai continuar consumindo o conteúdo produzido e gerando dinheiro. É errado, é triste, é revoltante, mas eles vão continuar ignorando essa parcela da população nos programas(mesmo fingindo que estão sendo inclusivos só por produzirem e transmitirem os mesmos).

      Excluir
  3. é realmente frustrante saber de uma notícia como essa, e concordo com você mundo, poderiam ter colocado uma figura que de fato representasse a causa, mas preferiram colocar a xuxa por puro marketing, triste... Parabéns pela crônica, , me identifiquei muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simm, George! É extremamente frustrante e revoltante!
      Fico feliz que tenha gostado da minha crônica! :)

      Excluir
  4. caraca, que lixo de escolha. conheço o reality, mas confesso que nunca assisti e não tinha visto essa notícia, frustrante demais!!!! imagino a decepção que isso tenha trazido pro movimento e pros fãs do programa. parabéns pela crítica, foi muito bem colocada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fada, até sem assistir o programa é possível entender qual é a sua proposta. Foi realmente uma escolha bem lixo e, claramente, não inclusiva de forma proposital! Decepcionante!

      Excluir
  5. É muito revoltante ver alguém que não representa nada para a maior parte do público que assiste o programa o apresentando. Como você disse, Mundo Ressonante, tantos talentos que esbanjam representatividade para um programa tão bom, parece que só escolheram alguém que não quer sair dos holofotes e nem dar espaço para novos brilhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Noite Estrelada! E o mais triste disso tudo é saber que eles fizeram essa escolha porque é mais fácil atrair um público novo do que se fosse alguém como a Pabllo Vittar naquela posição. É um reflexo do preconceito da sociedade no geral. Cabe a nós, e aos fãs do programa, a criticar isso. Talvez, em uma outra temporada, as coisas mudem!

      Excluir
  6. Mundo, eu vou ser bem sincera aqui e falar que não entendo quase nada do mundo drag, principalmente do Drag Race. Mas, meu Deus, é como você disse, não tem sentido colocar uma pessoa com quase nenhum, ou de fato nenhum, vínculo com a cultura drag sendo que existem tantas figuras incríveis que representariam e agregariam muito mais pra proposta do programa. Entendo a sua indignação, e gostei muito da forma que você expressou isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fez sentido nenhum, Sienna! O que me frustra mais é que isso quebra com toda a proposta do programa. Muito obrigada por compartilhar essa indignação comigo!!

      Excluir
  7. Escolher uma pessoa que destila ódio pra apresentar tal programa é no mínimo irônico. Adorei a forma como você escreveu sua crônica e conseguiu transmitir essa falta de representatividade que a Xuxa exala! Ótima crônica :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm! Fico muito feliz de saber que você gostou da minha crônica! <3

      Excluir
  8. Eu, que nunca vi um episodio de Drag Race, olhei pra isso antes de ver as opiniões e pensei "An ??" , imagina os fãs ? Tipo, não foi nem alguém referente a comunidade Lgbtq+, será que não tinha uma pessoa na sala pra falar "Gente...?", a verdade é que a gente sabe que não tinha, porque a gente sabe quem se mantem por trás lucrando. Agora, eu não acompanhei o caso...ela ainda vai continuar ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha que ter drag como apresentadora, juri... tudo! É o momento de dar visibilidade e oportunidade para pessoas que não recebiam nenhuma e eles me vem com Xuxa?? Espero muito que isso mude. Eu realmente vi Gloria Groove nesse programa!

      Excluir
    2. Eu também nunca vi nenhum episódio e minha reação foi a MESMA, larajenha!!! Acho que mais do que nunca o programa deveria dar visibilidade para quem de fato ele representa. Seria uma boa chance para gerar mais representatividade para as drag queens.

      Excluir
    3. Sim Laranjenha, foi uma escolha lixo por uma jogada de marketing. E sim, mesmo com todas as críticas, tudo indica que ela vai continuar como a apresentadora do programa.

      Excluir
    4. Lua Nova, eu não diria que em todas as posições teria que ser obrigatoriamente uma drag(tirando a posição de apresentadora principal que, infelizmente, a Xuxa está ocupando). Acho que nas outras posições poderia ser ou uma drag ou alguém que trabalha com algo que faz parte da arte(maquiadoras e estilistas profissionais, por exemplo). Agora a Xuxa? Ela não encaixa em nada ali!

      Excluir
    5. Evelyn Hugo, você está certíssima! Ignoraram os pontos da visibilidade e da representatividade, e só ligaram para o marketing!

      Excluir
  9. Muito bom seu texto, e é um ótimo tópico a ser debatido embora pouco se fale sobre. A questão em si é sobre representatividade. A Xuxa não tem representatividade, tampouco vivência para falar desse assunto. É como apresentar um programa que o eixo central seja a vivência com o racismo no cotidiano, e o apresentador for branco.
    Não é desmerecer o grande trabalho e desenrolar de Xuxa, mas a escolha dela para esse programa foi uma lástima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu escolhi esse tema exatamente por ele não ser tão popular quanto os outros, mesmo envolvido com algo importante. Essa visibilidade para as drags é importante. Sendo que o próprio programa não está dando visibilidade e representatividade a esses artistas. Como você disse, a Xuxa pode ser ótima mas não era para ela estar ali!

      Excluir
  10. Olha, também acompanho drag race's há anos. antes de tudo? raven ou tyra? Katy ou alaska? hahahahha agora, sério, em partes eu concordo com você. MAs não acho que a Xuxa esteja tão distante assim do que a gente chama de arte drag. Hoje, a arte não é uma exclusividade apenas do Gay, mas de todos aqueles que querem construir um personagem que performa feminilidade. Claro, que no início do drag, era uma arte exclusivamente do gay. concomitante a isto, aqui no br anos 80, Xuxa já "perfomava" dentro e fora doa padrões estéticos de performance. Não sou defensora da xuxa, alias who is xuxa? mas, pensando na questão 1)mercado, já que a xuxa é uma experiente apresentadora e uma das br que fazem esse trabalho de apresentação mais conhecidas no mundo, o que permite que o programa seja comercializado aqui e fora com mais facilidade 2) modernização, já que atualmente muitas mulheres, cis ou trans, por exemplo, participam efetivamente da arte drag. Então, acho que está muito para além se pensar na representatividade do gay. enfim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perua, muito bom o seu comentário! Prefiro a Tyra e a Katy, e você? kkkkkk Agora sobre a questão da Xuxa, eu não quis passar a mensagem de que só pessoas LGBTQIA+ poderiam ser drags, não mesmo. Eu quis passar a mensagem de que eu acho que alguma pessoa que faz a arte drag ou que pelo menos entende muito de algo relacionado com essa arte deveria ocupar o papel de apresentadora do programa. Na década de 1970, durante a Ditadura Militar, o movimento LGBTQI+ ganhou corpo, tal como as drag queens, e por isso que até hoje muitas pessoas relacionam os dois movimentos que não são obrigatoriamente ligados. Além disso, sobre as performances da Xuxa, eu li vários comentários nas redes socias quando eu escolhi escrever a minha crônica sobre essa notícia e, bem, as opiniões são diversas. Eu, por exemplo, não vejo as performances que ela fazia nem um pouco perto dessa arte e do que costuma acontecer nesse programa mesmo sendo, como você disse, "fora dos padrões estéticos"(ainda mais pra época que ela fazia isso). Sobre os tópicos: 1) Sim, foi uma jogada de marketing(até porque é muito mais fácil, por exemplo, convencer algum conservador por aí a assistir um programa se alguém como a Xuxa estiver apresentando, o que é horrível mas é o que acontece) 2) Não nego isso de modernização, mas no caso da Xuxa, como eu falei antes, as suas performances e a sua participação no movimento são muito discutíveis(eu não considero ela como participante efetiva da arte).

      Excluir
  11. eu fazendo textãum; desculpa, falou drag race eu me empolgo rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, eu adorei o seu comentário! Acredito que o meu texto possa ter dado a entender errado a relação entre o movimento LGBTQIA+ e a arte drag, e uma pessoa que não entende muito poderia realmente ter entendido que eu quis passar isso ou entendido dessa forma. O seu comentário me deu a oportunidade de esclarecer tudo! <3

      Excluir
  12. ah e para deixar claro, não to defendendo a xuxa nem contrariando seu ponto de vista. MAs to falando mais de uma visão midiática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simsim, eu entendi kkkk A minha crítica é exatamente sobre essa logística midiática! Por eu não considerar ela como participante efetiva da arte, eu não acho acho que ela deveria ocupar o papel de apresentadora do programa. E o motivo do porque ela é favorável para a emissora do programa a ocupar esse papel é que o que me incomoda e também incomoda uma grande parcela do público.

      Excluir
  13. Nunca assisti ao programa mas quando se tem um programa que visa mostrar a representatividade de alguma classe/ minoria a lógica deveria ser de realmente colocar alguém que represente algo para aquele grupo

    ResponderExcluir