sexta-feira, 27 de agosto de 2021

No Brasil, a culpa é sempre dos outros.


  “Qual é o problema agora que a energia vai ficar um pouco mais cara porque choveu menos?”, indaga então o ministro da Economia Paulo Guedes. Não há problema algum, ministro, no caso para pessoas da sua classe. Para indivíduos da minha classe socioeconômica existe uma série de problemas. Dentro do Brasil existem diversos outros mundos, diferentes realidades, e a sua realidade, está longe de ser da maioria dos brasileiros.


  Ora, o Brasil é o país com maior reserva hidrográfica do planeta, e estamos passando por uma crise hídrica? Será que é devido ao meu banho quente de 10 minutos, onde eu fico reflexivo e choro por todas as desgraças que vivo? Ou por causa do agronegócio? Acho que é mais por causa do meu banho mesmo... O agronegócio só representa 70% do consumo total de água. 


  A culpa disso tudo são dos indígenas que não estão fazendo a dança da chuva, e estão aqui em Brasília manifestando por seus direitos! Por isso que a conta de luz vai vir mais caro que o anormal. Onde já se viu índio ter direito por aqui? Só porque já viviam nessa terra antes de 1500 acham que isso significa alguma coisa... Para mim, caro leitor, isso é o que se passa na cabeça dele, e de todos os participantes desse Governo. 


  Mas por que essa relação dos índios com a crise hídrica e conta de luz? Parece não ter nada relacionado, mas tem. Eles sempre foram expulsos de suas áreas conforme o tempo foi passando, sendo obrigados a irem para o interior do país. Assim começou a demarcação injusta de suas terras, todo o processo de grilagem, de caça e assassinato para poder roubar seus territórios, inundar esses locais para que o agronegócio possa operar. 


  Agro é Pop. Agro é Tech. Agro devasta e consome Tudo.





                               -Apolo.gia.

24 comentários:

  1. Amei Apolo.gia suas referências foram muito boas e relacionou muito bem com a notícia. Parabénssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, busquei juntar dois assuntos diferentes e tentar relacioná-los para poder dar maior destaque na situação não só econômica que estamos vivendo, mas social também.

      Excluir
  2. Grandes taxas sobre pequenas fortunas! Mostra sua força, Brasil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto falta da força que a população brasileira tinha há poucos anos atrás. Manifestações que faziam a voz do povo ecoar até no quadro internacional. Acredito que por causa da pandemia isso atrapalhou demais nossa voz, porém vejo que muitas pessoas acabaram se corrompendo e indo para o lado sombrio.

      Excluir
  3. kkkkkkkkkk apolo.gia como sempre escolhendo os melhores temas pra falar, muito bom

    ResponderExcluir
  4. esses representantes são patéticos mesmo, arrasou apolo.gia

    ResponderExcluir
  5. Acho que com as lágrimas dos brasileiros a gente consegue resolver essa questão aí taokei? Adorei o texto apolo.gia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De tanta lágrima que tá escorrendo daria para reabastecer pelo menos umas 5 vezes as hidrelétricas.

      Excluir
    2. Só o meu choro de final de período já ajudaria

      Excluir
  6. Nossa, apologia! Sua crônica me fez refletir de tantas maneiras que até fiquei triste. Sim, no Brasil sempre tentam achar um culpado para as coisas quando na real, a verdade está ali, bem de baixo do nosso nariz

    ResponderExcluir
  7. Apolo.gia, que texto incrível. Crítica f*da (não sei se pode xingar aqui), o jeito que você falou mal do Governo.. DIVINO kllkkk mas agora sério, foi uma crítica bem construída, o meme conversou demais com o seu texto, gostei muito

    ResponderExcluir
  8. Apolo.gia, muito bom o seu texto e a sua crítica! E sim, todos esses problemas estão conectados, tanto diretamente quanto indiretamente! Tem alguns ganhando muito pois estão extorquindo de quem ganha pouco. Nessa história, a gente que tem que tomar banhos mais curtos.

    ResponderExcluir
  9. O Agro é pop. O Agro não poupa ninguém. É muito interessante saber como o Chicago Boy do Guedes adora uma participação com líderes safados, neoliberais e genocidas. Com Pinochet ele estava, e agora de volta com outro sanguinário com Messias no nome, e que de Messias não tem NADA. Parabéns pelo teu belo texto, Apolo.gia!

    ResponderExcluir
  10. Ótima reflexão! O tempo inteiro as pessoas são bombardeadas com "conselhos" e "incentivos" como alertas para não gastar tanta água e desconto ao economizar energia elétrica... Essa culpa é jogada para o lado errado e as pessoas realmente acreditam nisso. "Se cada um fizesse sua parte, isso não aconteceria." É, se os grandes donos de fazendas e empresas estivessem incluídos nesse pensamento...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Me assusta mesmo como eles têm a cara de pau de transferirem essa culpa para nós, o que são nossos banhos perto do que eles gastam de água na agronomia e pecuária? É lamentável isso, e como devemos nos submeter a essa situação pois não temos outra escolha.

      Excluir
  11. Gostei da forma que relacionou o texto com o meme. Infelizmente esse governo se porta de maneira tão ruim que acaba se tornando patético cada vez mais.

    ResponderExcluir
  12. N o s s a! Incrível! Você é um bom cronista realista. Parabéns! Fiquei embasbacada como você relacionou bem várias situações de uma vez. Muito que bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah, muitíssimo obrigado, Perua. Eu sempre gostei muito de escrever, e com a matéria do Pena me senti mais motivado a a fazer isso, não só para as atividades dele, porém para criar um blog pessoal para divulgar meus textos.

      Excluir
  13. O Brasil sempre tratou o indígena com descaso, isso vai desde livros de história: quem descobriu o Brasil? aí gente como algo pode ser descoberto se os índios já habitavam por aqui rs

    ResponderExcluir