quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Resposta à Saramaga

No meio do caminho, tinha uma pedra. E a pedra era essa crônica: não gosto de me definir, nem de me revelar. Meu signo é escorpião, então eu gosto de mistério. 

Pensei em pular essa semana, porém não acho justo deixar Saramaga sem resposta, haja vista que gostei bastante do texto dela. 

Confesso que me surpreendeu a audácia de tentar deduzir a idade de alguém apenas por meio da leitura de crônicas feitas sob um pseudônimo. Em relação a esse assunto, deixarei imperar minha discrição escorpiana. 

Saramaga captou com exatidão algo que eu penso: mulheres estão cansadas de ser fortes, resilientes e guerreiras. Pois foi o patriarcado que nos colocou nesses papéis, que exigem muito de nossa saúde física e mental. 

Ela também está certa ao dizer que dividimos muitas opiniões. E fiquei contente ao ler que compartilhamos das mesmas angústias e ódios. Saramaga me definiu como alguém “firme e que não se abala com qualquer coisa” e isso fez eu questionar-me se sou, de fato, assim. Ainda me falta autoconhecimento para confirmar ou negar. Outra qualidade atribuída foi a de “cheia de certezas” e aqui quebro a expectativa dela: tenho muitas incertezas. A verdade é que nenhuma certeza possuo. Nem sobre a vida, nem sobre mim, nem sobre que sabor de pizza pedir. 

Mas ela não deve preocupar-se, por mais que análise de pessoas fosse o seu forte, ainda sim seria difícil acertar tudo, afinal isso trata-se de uma persona, que manifesta-se apenas por meio de textos.

Euridice Gusmão

Nenhum comentário:

Postar um comentário