quinta-feira, 30 de maio de 2019

Carta ao presidente.

Caro Jair Messias, escutei fogos de artifício no dia em que venceu, pois tu Messias enviado pelo senhor estava destinado a colocar nosso país na linha. Chorei porque não tenho religião e sequer acredito na sua capacidade para fazer qualquer coisa além de profanar mentiras e coisas que preferiria não ler.  
Hoje, dia 30 de maio, tenho em mim um misto de sentimentos, parte de mim fica triste ao ver que ainda temos que lutar pelo que é realmente importante, quando o planalto não dá à mínima. Triste ao ter que gritar que educação é investimento, não gasto. Mas feliz, porque com todas essas pessoas proliferando nossa balbúrdia pelas ruas da nação, o senhor escutará e perderá o sono. Você vai surtar porque a senzala “ta” na rua para desenhar pra você que vai ter resistência.
Eliminar toda a aversão ao desenvolvimento inclusivo usando nossos livros como armas, para provar que construir escolas é a solução para a superlotação das penitenciárias, mostrar que a prisão maior do homem é a sua própria mente cega pelo discurso de ódio.
“Por isso cuidado meu bem, há perigo na esquina, eles venceram e o sinal está fechado para nós que somos jovens
Infelizmente essa letra de 1976 é tão real nos dias atuais, mas o Brasil é muito maior que seu ódio, presidente. O Brasil se une pela educação, pelo amor e pelo respeito. Ah, senhor presidente se soubesse o quanto me sinto mal por você
Que não tem compaixão
Ou amor
Ou noção.
Eleonor Dummont

2 comentários:

  1. Oi, Eleonor! Tudo bemm?
    Juro que consegui ouvir a Elis Regina cantando naquele trecho da música! Amei o fato de você tê-la citado! <3
    Tenho algumas críticas:
    Acho que essa aqui é só implicância minha mesmo, mas em alguns temas anteriores já teve gente (uma ou duas pessoas) escrevendo crônicas assim, como cartas ao Biroliro. Li o título da sua e fiquei meio desanimada por já ter lido coisas assim aqui antes, mas de certa forma tbm entendo q o tema é meio repetitivo, né kkkk
    " tenho em mim um misto de sentimentos, parte de mim" ---> Dava pra escrever essa parte aqui sem repetir o "mim", que me incomodou um pouquinho.
    "Infelizmente essa letra de 1976 é tão real nos dias atuais, mas o Brasil é muito maior que seu ódio, presidente." ---> Bem legal você falar isso da música, mas acho que podia ser melhor elaborado. Vírgula depois do infelizmente, substituir "é tão real" por "Continua real", pontuar e começar outra frase ali no "Mas". Na minha opinião, isso teria dado um efeito mais impactante.
    Também faltou a vírgula ali depois do "senhor presidente", já que é um vocativo.

    Um beijo <3

    ResponderExcluir
  2. Hey, Eleonor. Então, pequenas observações como a da Leena
    "Você vai surtar porque a senzala “ta” na rua para desenhar pra você que vai ter resistência" Então, eu acho que o correto, ao invés de colocar o "ta" entre aspas, bastaria apenas uma apostrofe ante: 'ta, acredito que assim mostra que está abreviado. Poderia ter ocultado o primiero "Você" ou até mesmo ter escrito de outra forma como: Vai surtar porque a senzala 'ta na rua para te explicar que vai ter resistência. > Dessa forma não repetiria nem o "você" e nem o "para".
    Achei uma boa ideia o uso da musica, so não sei se gostei muito da maneira que foi colocada no texto, achei meio solto (pareceu que usou só para o crônica não ficar muito curta, mas não julgo pq já fiz isso kkkk me perdoa, Pena)
    Abraços!

    ResponderExcluir