quinta-feira, 9 de maio de 2019

São tempos escuros

Ao cair da noite a notícia assusta e entristece quem tem total consciência dos perigos daquela eleição, a data de mais um dia fatídico (dos muitos que ainda virão) para a nação, o dia 28 de outubro de 2018. São tempos escuros, se protejam e defendam o que conquistaram.

Foi o que lembrei ao ler a manchete que iluminava a tela do meu celular. A idéia insana do senhor presidente de que cortar 30% das verbas de universidades públicas e alguns institutos seria uma boa. Ideia insana justificada pela palavra “balbúrdia”.

Balbúrdia substantivo feminino que significa desordem barulhenta; vozearia. Tem origem do Latim BALBUS que significa “gago”. O presidente alega que as fontes de mais de 90% das pesquisas do país não servem para mais nada. O presidente decretou ao país retrocesso contínuo. De volta ao passado tão sangrento e esclarecedor de ideologias.

Passado que significa que passou; decorrido, pretérito. Que anda pra trás, que retrógrada. Que enfraquece e que nos assusta. Mas nos tiraram tanto, que nos tiraram o medo (parede do gragoatá de algum bloco, 2016) os estudantes vão lutar, os professores vão e todos deveriam.

A mudança vai acontecer, vai sim, vai porque o futuro é nosso e não há nada que não possamos fazer. Vai acontecer porque todas as nossas vozes vão ecoar, o medo não cala, gritaremos.

Vejo vocês dia 15 de maio (2019), até lá bebam bastante água!
Eleonor Dummont

Um comentário:

  1. Oi, Eleonor! Gostei da citação da parede do Gragoatá kkkkkk Aliás, é no bloco A, se não me engano...

    Tenho algumas críticas pra fazer, vamos lá!
    "Ao cair da noite a notícia assusta e entristece quem tem total consciência dos perigos daquela eleição, a data de mais um dia fatídico (dos muitos que ainda virão) para a nação, o dia 28 de outubro de 2018." ----> Nessa parte aqui, a rima de "eleição" com "nação" me incomodou bastante na leitura. Acho que o mais ideal seria "país" ou até mesmo "Brasil". Além disso, ficaria melhor usar um ponto e não uma vírgula ali antes de "a data".

    "Mas nos tiraram tanto, que nos tiraram o medo (parede do gragoatá de algum bloco, 2016) os estudantes vão lutar, os professores vão e todos deveriam. " ---> Aqui deveria ter um ponto ali depois que você fecha parênteses. Creio que seria melhor inverter e botar "parede de algum bloco do Gragoatá, 2016", mas aí talvez seja preferência pessoal mesmo.
    Um beijo <3


    ResponderExcluir