quinta-feira, 16 de maio de 2019

Pátria Amada, desculpa a repulsa!

Hitler é considerado um dos maiores oradores da história, sua retórica foi essencial para que tais eventos que se seguiram após seus discursos, acontecessem. Isso, apenas, porque as palavras têm poder e somos nós, meros resquícios de poeira do universo, que damos poder à elas. 

Brasil e medo, insegurança são sinônimos pra mim agora. Professores e estudantes são sinônimos de vagabundos comunistas (será que os senhores que designaram tal significado para um significante sentou em algum lugar para ler algo sobre?) 

Institutos e universidades Federais são considerados Campos territoriais reservados exclusivamente para balbúrdia, quando ao ecoar das diferentes vozes, todas se fazem presente. Porque representatividade importa sim! Isso é a nossa balbúrdia, a inclusão. 

Minha palavra escolhida é Brasil, juro, precisava deixar claro que todas as outras palavras anteriores são o Brasil, nossa história e nosso caminhar de olhos fechados rumo ao séculos anteriores. Porque o Brasil não é o verde, a diversidade, a cultura e a arte. De repente (ou não) voltamos no tempo, de repente congelamos os investimentos na educação e saúde pública por 20 anos, de repente existe um projeto para abolir as cotas. De repente, estamos destruindo tudo o que já conquistamos, com luta e sangue. De repente, me vejo em retrocesso. No passado. 

Mas minha nação, desculpa a repulsa, pátria amada, mas após Brasil acima de tudo e Deus acima de todos, eu já não sei se tenho tanto orgulho de ser brasileira.
Eleonor Dummont

Um comentário:

  1. Oi, Eleonor! Tudo bem?
    Gostei do texto principalmente pela forma meio diferenciada como você abordou o tema, mas tenho algumas críticas pra fazer:

    "...sua retórica foi essencial para que tais eventos que se seguiram após seus discursos, acontecessem." ---> Acho que essa vírgula aqui não era necessária.

    "Institutos e universidades Federais são considerados Campos territoriais " ---> Aqui deu uma "bugada" nas letras maiísculas, né? kkk Esse maísculo em "campos" ficou bem aleatório.

    Além disso, acho que alguns trechos do texto ficaram confusos, com por exemplo, o ínicio do 4º parágrafo.

    Me identifiquei bastante com o final do texto kkkkk
    Beijos <3

    ResponderExcluir