quinta-feira, 9 de maio de 2019

Uma odisseia cristã, muito mal educada

  Dois senhores conversando na rua de manhã.
    -Bom dia, meu amigo matutino. Ao que devo o nosso encontro? - Disse o de bigode.
    -Às dúvidas. Às incertezas. Me vejo preso em um dilema dilemáceo. - Respondeu o de chapéu.
    -Quão grande, meu amigo em crise?
    -Capaz de conter seis oceanos!
    -Ora, que dilema sem respeito! Apenas temos cinco.
    -Um para cada dedo na minha mão esquerda. - Observa o de chapéu.
    -Um pentadilema. De qual natureza é seu problema? Podemos chamar esse dilema de problema, meu amigo canhoto? - O de bigode sentiu o terreno.
    -Mas é claro. Configuro a natureza do meu dilema como uma natureza problemática.
    -Uma das piores… Seu problema tem afetado outras faces da sua vida diária, meu amigo natural? - Questinou o de bigode.
    -Infelizmente sim. Os dilemas atingiram meus filhos, minha esposa e minha amante. É uma tragédia.
    -Podemos chamar seu dilema problemático de tragédia, meu amigo trágico?
    -Sim, obviamente. Os gregos ficariam chocados.
    -Engraçado você mencionar, nunca mais ouvi falar de platão. Por sinal, sua tragédia se tornou platônica, meu amigo helênico?
    -Está louco? Tudo tem limites, bigode.
    O homem de bigode riu:
    -Um dilema problemático trágico e não platônico. Gostaria de um conselho?
    -Adoraria. Não sei o que fazer, as ideias me escaparam como uma galinha sem cabeça - pontuou o de chapéu.
    -Ora, meu amigo incerto. Faça o que Jesus faria.


    O homem de bigode se despediu. O homem de chapéu refletiu. Naquele mesmo dia, concluiu que acabaria com o ensino público de algum país em desenvolvimento. E que, é claro, nada que saía da boca do homem de bigode fazia algum sentido.`
Festa Intensa

3 comentários:

  1. Oi, Festa! Eu tô MUUUUUITO confusa, apesar de ter achado o texto genial, de alguma forma kkk
    Altas referências aí, parabéns por isso!
    Eu associei o homem de bigode a Hitler no final, NÃO SEI PORQUE.
    Como eu disse, fiquei confusíssima, mas gostei. Assim como você, foi uma crônica ~Intensa~. (Odeio não poder botar as coisas em itálico nos comentários kkk)
    Não sei muito como criticar algo que nem sei se entendi, então...
    #Pás

    ResponderExcluir
  2. Olha... tu é intensa, mesmo, né? Ao mesmo tempo em que acho seu texto incrível, me sinto confusa. Mas essa foi a minha primeira leitura. Talvez, lendo e relendo várias vezes, as coisas se encaixem melhor. Boas referências. Não identifiquei nenhum erro de gramática ou de pontuação. Boa, festa!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Festa. Concordo com o que comentaram acima, estou muito confusa. Não acho que sua mensagem foi bem passada, visto que você deixou seus leitores confusos. Mas é como a Leena escreveu, sinto que seu texto é genial de alguma forma.
    Abraços!

    ResponderExcluir