quinta-feira, 2 de maio de 2019

Os detalhes são indutivos

As ideias são totalmente imprevisíveis, aparecem quando você menos espera, porém somem quando você mais precisa. Em certos momentos, a mente incendeia com diversos tipos de informações e conteúdos que, de uma hora para a outra, simplesmente vão embora. Opa! Esperem aí, ideias! Preciso de vocês agora, voltem já para a minha mente... Se foram.

Com um bloqueio mental sem fim, me vejo na obrigação de fazer uma pausa. Um pequeno intervalo para relaxar, ler um capítulo de um livro ou até mesmo ouvir uma música. A praticidade da tecnologia faz com que, em poucos instantes, comece a tocar no celular uma canção de Vinícius de Moraes. Com muita calma, consigo deixar a melodia me envolver. ‘’Onde Anda Você’’ trata, basicamente, de um tema romântico, eternizado na voz de Vinícius. Atento a letra e de coração aberto, destruo a parede de concreto que impedia a chegada de ideias a minha mente. Preciso escrever sobre indução cognitiva, mas, com certeza, a resposta está no amor e, com a ajuda de Vinícius e do meu coração apaixonado, as ideias já estão chegando.

Em dias comuns, escrever seria fácil. Buscaria o tema, faria algumas pesquisas e tudo estaria resolvido. Porém, hoje não foi bem assim. Eu precisei da ajuda de Vinícius para me guiar, ou melhor, para me induzir.

Após uma longa reflexão, percebo que a indução cognitiva se encontra na maioria das coisas. Seus gostos te dão informações e fazem você pensar de uma certa forma. A mente está em contato com o mundo externo a todo momento e tudo que é digerido por ela pode ser usado como uma forma de indução. Hoje foi a vez de Vinícius pingar uma gota de amor nos meus pensamentos e fazer com que eu possa refletir sobre como é bom amar.
Larry Bird

Um comentário:

  1. Hey, Larry Bird! Achei interessante você dizer como Vinicius te induziu, mas, particularmente, é mais legal quando você não fala sobre o tema em si e deixa claro sobre o que é, mas quando aborda uma historia que tenha relação! No último parágrafo o “Hoje foi a vez de Vinicius...”, acredito que depois do “hoje” tenha uma vírgula! Existem alguns desvios desse tipo, mas a crônica ta bem boa de ler! Um beijow.

    ResponderExcluir