quinta-feira, 2 de maio de 2019

Quem é você no escuro?

Eu não sei responder essa pergunta, há alguma resposta certa?

No dia 17 de Setembro de 2018 ás 19h30, algumas pessoas, incluindo um menino de quatro anos descobriram a resposta para essa pergunta. Ele, particularmente, de uma forma nada agradável. Mas antes, uma analogia rápida sobre algumas cores:

Branco é a cor da paz, da inocência e da pureza. Cinza é cor do tédio e preto é a cor do mal e do temor.

Logo, o branco é claro e representa tudo o que é bom, eu sou uma boa pessoa. A resposta é evidente pra mim e espero que seja para vocês. Tão nítido quanto rosa é de menina e azul de menino, ou não...

Me perguntaram outra vez: Quem é você no escuro?

Eu respondi que sou luz, sou o claro que ilumina o ambiente e traz paz. Sou o bem.

Ou não...

Outra pergunta foi feita: Qual é o oposto de mãe?

O oposto de mãe é pai. Mas onde estava seu pai após seu guarda-chuva ser confundido com um fuzil?

- Na favela, digo, no céu. Ele é uma estrela agora. – O garoto se manifestou.

Te faço então, novamente, a mesma pergunta. Quem é você no escuro?

- Eu sou o próprio escuro. O povo negro. Eu sou a favela, eu sou o povo que sofre tentativa de extermínio pela cor da sua pele, eu sou a tentativa de morte, de fuga. Mas eu também sou de Wakanda, minha pele no sol reflete ouro. Eu sou tudo que me tomaram e sou bem mais que as lágrimas que derramei. Eu sou história, eu sou Preto! Eu sou resistência. Mas Rodrigo nunca vai saber disso.

E você, quem tu és no escuro quando ninguém está te observando?

Eleonor Dummont

2 comentários:

  1. Textão! Gostei bastante de você ter feito essa "relação" do texto com o título, começando ao tentar responder a pergunta.
    Ótima crônica, bem impactante tanto social quanto individualmente.
    Um beijo <3

    ResponderExcluir
  2. Oi, Eleonor. Só uma observação, você colocou o acento agudo em "ás 19h30", o certo seria o acento grave.
    Abraços!

    ResponderExcluir