quinta-feira, 23 de maio de 2019

Paisagem em movimento

Eu, particularmente, odeio rotina. Fazer tudo igual todos os dias me deixa inquieta, louca por uma mudança, esperando que algo diferente aconteça. Mas estou chegando à conclusão de que minha vida é muito chata e nada acontece. Talvez por isso (ou porque meu celular está sempre descarregado), quando estou em um lugar com muitas pessoas, imagino como são suas vidas e o que estão fazendo.

Meu cenário de todos os dias é a Baía de Guanabara. É incrível como uma paisagem, aparentemente estática, consegue ter tanto movimento. Olhe para aquele carro preto atravessando a ponte, por exemplo. Talvez dentro dele um casal esteja conversando sobre os planos para o seu casamento, enquanto vão em direção a casa dos pais da noiva contar a novidade. Será que eles aprovam? Agora veja aquele branco. Talvez seja um Uber e os passageiros estão tendo uma discussão sobre o último filme dos vingadores, enquanto o motorista tenta desviar a atenção já que ainda não assistiu. E aquele vermelho? Talvez dentro dele tenha uma criança passando mal e sua mãe está nervosa ao volante. Pode ser por isso que dirige com uma velocidade mais acelerada. Um táxi atrás de um carro azul marinho. Só consigo imaginar uma cena de novela em que o protagonista diz ao taxista a frase que eu sempre quis dizer: siga aquele carro!

Não se engane em achar que a vida só está concentrada na ponte. Olhe abaixo dela (se não tiver medo de mar). Imagina quantas raias, polvos e cavalos marinhos, dentre tantas espécies, vivem ali. Mas admito que, como meu conhecimento em relação a vida marinha se resume a Procurando Nemo, imagino basicamente peixes palhaços morando em anêmonas e vários animais coloridos nadando tranquilamente.

Talvez para dar um pouco de realismo às minhas fantasias também penso nos perigos que possam estar acontecendo. Nesse momento um homem pode estar jogando uma garrafa de plástico na água, invadindo a moradia de tantas espécies. Agora mesmo, um garoto pode estar roubando os pertences de um motorista, deixando-o com medo.

Um milhão de situações podem estar acontecendo nesse exato momento naquela ponte, naquela barca, naquele mar. Ou não. Talvez todos estejam indo ao trabalho ou à faculdade viver o dia de ontem novamente. Mas você não conhece essas pessoas mesmo. É só usar sua criatividade e ter um celular descarregado que você vai ter tempo suficiente de inventar vários filmes com a mesma locação e personagens com personalidades bem diferentes. Afinal, quem disse que paisagens não tem movimento?
Sharpay Evans

Nenhum comentário:

Postar um comentário