quinta-feira, 5 de novembro de 2020

A culpa é minha, a culpa é nossa

 [GATILHO] 

Agora tudo faz sentido. 

A culpa foi minha enfim. 

Aquela mão, aquele toque grosseiro, aquela ânsia, aqueles calafrios, aquele terror. A sensação de vazio, a sensação de culpa não me enganou; foi tudo culpa minha. 

Não importa se eu tinha oito anos e não entendia o que era aquilo, ou se ela tinha vinte e um e era virgem quando aconteceu. 

A culpa é sempre nossa. 

Não importa por qual motivo temos culpa. Somos mulheres. Apenas a temos. Não importa se era meu moletom rasgado e aquela blusa velha, tampouco importa se aos oito não foi capaz de impedir. Não importa se ela estava dopada e não tinha condições alguma de impedir. 

Fomos nós quem causamos tudo. Cada situação particular. 

A culpa foi nossa. 

De cada uma de nós. 

A justiça considerou o empresário André de Camargo Aranha inocente. Provavelmente consideraria você também se eu tivesse tido forças de falar sobre isso em algum momento da minha vida para alguém. 

O “estupro culposo” culpa a de oito anos, culpa a de vinte e um, culpa a de treze, culpa a de dois anos... Culpa quantas de nós for necessário culpar e, protege o André. O André é quem não tem culpa. 

Mas agora tudo faz sentido, só não notei antes por ter pouco acesso à informação. Hoje não tenho mais oito e, exatamente pela decisão da justiça de primeiro grau, entendo que a culpa é só minha e de mais ninguém. A intenção não era estuprar. A intenção devia ser me fazer bem e eu quem não percebi. A intenção deve ter sido ser carinhoso com Mariana, ela quem não percebeu. 

A culpa sempre foi minha. 

A culpa é nossa. 

A culpa é SUA. 


                                                                                                    Joana da Rua


9 comentários:

  1. Parece que a culpa nasce com a gente, pra nos acompanhar em todos os momentos da vida e por muitas vezes, nos fazem realmente acreditar que somos culpadas, enquanto protegem os agressores a todo custo. Sinto muito que você tenha passado por isso. O texto, ao meu ver, está muito bem escrito e contém a ironia que me fez refletir bastante. Parabéns pela crônica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Estela.
      Infelizmente a ironia nesse caso me fez refletir muito sobre o quanto essas situações todas não são efetivamente ironicas no dia a dia mesmo, na vida real. Seguimos.

      Excluir
    2. Concordo totalmente!
      É doloroso ler esse texto mas ao mesmo tempo é extremamente necessário que ele tenha sido escrito. Parabéns, Joana.

      Excluir
  2. O texto chega a ser difícil de ler pelo tema pesado, apenas posso dizer que foi uma ótima crônica, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Caramba, muito pesado e necessário. Realmente muito difícil falar sobre isso e ver o que o estupro está se tornando no Brasil. Parabéns, muito boa a crônica.

    ResponderExcluir
  4. Texto pesado, bem escrito e necessário, parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, ficou muito bom, mto bem escrito. Parabéns, Joana!

    ResponderExcluir