quinta-feira, 5 de novembro de 2020

A maior democracia do mundo?

 Neste dia 3 de novembro de 2020 a timeline do Twitter virou um caos indo de votação em A Fazenda, passando por alguns lances sobre o futebol brasileiro, até chegar à discussão sobre o que é mais confuso: o regulamento do Campeonato Carioca ou o Sistema Eleitoral Estadunidense? Eu tô até agora tentando entender essa coisa de colégio eleitoral e cada vez que pesquiso mais, menos faz sentido.

Mas também, o que esperar de uma nação que elegeu um empresário/apresentador de TV nas eleições presidenciais de 2016? Bom, isso aí não precisamos ir muito longe, não é mesmo? Um Bozo no Brasil, um Doritos nos Estados Unidos, o show de horrores atormenta milhões de pessoas e não nos dá UM dia de paz.

É confusão, demora na apuração, gente sem dormir... por que não coloca uma urna eletrônica ali, meu parceiro? Como é que o símbolo do capitalismo que prega que “tempo é dinheiro” não quer otimizar a duração da contagem dos votos? Estranho isso aí, hein. Se fosse no Brasil, às 18h da noite e com o resultado divulgado, já estaríamos chorando de raiva ou festejando com churrasco.

O atual crush máximo de Jair Bolsonaro e presidente dos EUA nas horas vagas é tão desgraçado que não pode se limitar a falar e fazer merda somente em seu próprio país, também tem que contaminar o resto do mundo com o seu chorume. Alega fraude porque está perdendo. Diz que vai recorrer à Suprema Corte para lutar pelo seu “direito” de contestar o que é lei e assegurado por uma Constituição. Chamem Annalise Keating para impedir este homem, tenho certeza de que ela pisaria com vontade nesta barata asquerosa cor de laranja usando aquele salto alto que só de ouvir o barulho você já sabe a que vem.

Eu até entendo ser a cara do capitalismo, corpo que através de suposta “postura democrática” assassina milhares ao redor do mundo todos os anos, agora “a maior democracia do mundo”? É arrogância para além do próprio sentido da palavra. Piada né?!


                                                                                                        Incenso de Baunilha

10 comentários:

  1. a maior democracia, em extensão territorial, é o Canadá, esse título nunca fez sentido mesmo. Parabéns pelo texto, gostei também da escolha da notícia.

    ResponderExcluir
  2. Curti o trecho "já estaríamos chorando de raiva ou festejando com churrasco." hahaha, boa crônica e um tema pertinente (e realmente, confuso demais o sistema deles)

    ResponderExcluir
  3. Já amei sua crônica só pelo fato do nosso título ser igual, a única diferença é a interrogação.
    Enquanto escrevia a minha, apaguei muitas coisas que estariam iguais a sua kkkk
    Mas permita-me te corrigir em uma coisa, acho que Olivia Pope seria a melhor indicação para esse caso, pois além de gerenciar crises, ela já fez 3 companhas presidenciais, mesmo umas tendo fraudes. Acho que seria uma ótima escolha para o Doritos.

    ResponderExcluir
  4. Lembrei do tweet do Biden dizendo que o sistema eleitoral deles era a inveja do mundo haha, adorei!!

    ResponderExcluir
  5. Amei a crônica. Acho que a ironia se encontra na fala deles e não na sua, o que é extremamente inteligente. A ironia também está na realidade e no senso comum que se tornou os eua. Nossa, super parabéns!!

    ResponderExcluir
  6. Gostei da crônica e principalmente da acidez com que fez alguns comentários

    ResponderExcluir
  7. Muito bom seu texto, demorei um tempão até entender como funcionava o sistema eleitoral deles tbm hahahaha, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do texto, deu pra sentir bem a acidez dos comentários como o Plinio falou e a proposta foi bem desenvolvida. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  9. Não teve pena dos estadunidenses ganhou meu like. Excelente crônica!!!

    ResponderExcluir
  10. Eu já amei de cara o título como questionamento. De fato, uma piada pronta. Muito ácido e, eu amo um texto ácido bem construído. Parabéns!

    ResponderExcluir