sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Fugere Urbem

 Bucolismo é, na literatura, característica da poesia que trata de temas campestres e pastoris com tom saudosista, marcante nos textos do arcadismo. O nome dessa escola literária surge em referência à Arcádia, província campestre da Grécia antiga, ambiente ideal para os apaixonados por natureza, e principalmente, por convescotes ao ar livre, retratados magnificamente por Konstantin Makovsky. No Brasil, um dos maiores expoentes do arcadismo foi Cláudio Manuel da Costa. 

Cláudio nasceu na atual Mariana, e depois mudou-se para Vila Rica, atual Ouro Preto, onde viveria a vida agitada da colônia nos tempos auríferos. No meio desse agito, escreveria seus textos, sempre com saudade do seu passado de pastor, na doce companhia dos gados, e como sua nova vida era sempre aflita, e magoada. 

Diante disso eu me pergunto, Claudio, valeu a pena? A resposta dele nunca terei, não sei nem mesmo a minha. Sei que cultivar o passado é nunca viver de fato o presente, ainda assim continua sendo fácil cair nessa armadilha. 

A vida interiorana era mais simples, sem preocupações, mais gostosa. Acerola molhada no quintal, jabuticaba no pé com caroço e tudo, e no domingo, galo ensopado. Em meio a todos esses sabores, ainda parecia que faltava algo na rotina pacata, um apimentado a mais, algo que saísse do tédio, da monotonia. Esse tempero não tinha na minha Arcádia, tive que procurar na metrópole Atenas. E foi assim que eu fui parar na cidade, o desejo do novo. 

Depois desses anos, permanece viva não só a memória gustativa, como também a afetiva, saudade da mãe, saudade da família. Perdura também a dúvida, valeu a pena ser mero espectador e ouvinte da vida com os que amo, em busca de um desejo? A resposta, como sempre, encontrarei na ausência. 

Se eu voltaria? 

Bem, terminemos com Cláudio Manoel da Costa: “Tudo o que foi paixão, é já loucura!”


                                                                                                            Cara de Pescoço

16 comentários:

  1. Mesmo antes de saber quem era o autor, eu já imaginava que era a sua crônica, Cara de pescoço. Sempre usando boas referências. Gostei do texto, você consegue relacionar bem a sua experiência e a parte teórica que usou no início. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cara de Pescoço, crônica bacana. Achei interessante pois você tratou de algo envolvendo terceiros - e a referência ficou legal também. Abraços da Formiga!!!

    ResponderExcluir
  3. Que crônica linda. Amo literatura, amei a referência e a comparação. "Sei que cultivar o passado é nunca viver de fato o presente" forte demaaaaais. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Bom texto e cumpriu com o propósito, parabéns

    ResponderExcluir
  5. Texto muito interessante, gostei. As referências foram muito boas e você desenvolveu bem o texto fazendo a ligação com a parte inicial. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  6. Usou literatura já me conquistou! Me familiarizei com a crônica, já tive pensamentos parecidos, mas acho que gostaria um pouco mais se você conseguisse mesclar um pouco seu academicismo com uma demonstração sentimental maior. No geral, é uma boa crônica.

    ResponderExcluir
  7. Amei demais seu texto, Cara de Pescoço. Principalmente suas referências da literatura e as frutas diretamente do pomar. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Eu amo o uso de literatura nos textos. A história foi narrada de um jeito muito interessante! Bom texto 💕

    ResponderExcluir
  9. Como a Estela falou, sua crônicas são facilmente identificaveis. Parabéns por mais um texto ótimo!!

    ResponderExcluir