sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Queria ter estado ao seu lado quando deu o último suspiro

 Era um dia quente de verão, você estava incomodada com alguma coisa, não parava quieta... reflexos de um câncer já avançado que não reagia mais à quimioterapia. Nossa família só queria que você tivesse qualidade de vida nos dias em que ainda estivesse entre nós. Uma ida ocasional ao hospital logo se tornou uma internação que durou semanas. Claro que você estava desconfortável e queria voltar para casa, mas infelizmente isso não era possível. Então fizemos revezamento para passar os dias e noites no hospital com você, te fazer companhia e tentar arrancar uns sorrisos seus. Não foi fácil, mas a gente tentava.

Meu avô não estava bem, sofria do mesmo mal que você e sentiu tanto a sua falta que partiu, mas você não sabia. Esse dia nunca sairá da minha memória. Havíamos voltado do funeral do vovô e eu fui passar a noite no hospital com você. A família não queria te contar, eu fui contra isso, achava que você deveria saber, mesmo assim, não consegui falar a verdade quando você me perguntou “como está o seu avô? Ele está se alimentando?”, na hora só consegui dizer “fica tranquila, vó, ele está bem, meu tio está cuidando dele”. 

E se eu tivesse falado a verdade? Você teria nos deixado mais cedo? Até hoje sinto um arrependimento sem tamanho que gerou resquícios de culpa. Mas a verdade é que nunca vou saber o que poderia ter sido diferente, mas acho que você sentiu, acho que você sabia durante todo o tempo, a sua ligação com o vovô era tão forte que só vocês dois entendiam. E por que falo isso? Porque você nos deixou apenas três dias depois e como eu queria ter estado com você até o final e dizer que estava tudo bem e que você podia ir em paz.

Acho que a gente romantiza essa coisa de estar ao lado da pessoa até o último suspiro, às vezes penso no quão traumático pode ser, mas na verdade, não importa, eu queria que você soubesse que eu estava ali, cuidando de você da mesma forma que você cuidou de mim ao longo de toda a minha vida. Você partiu justo no dia que não tinha ninguém com você no hospital e isso me quebra de uma maneira que nem sei explicar.

Às vezes penso que você planejou tudo já que não gostava de dar trabalho pra ninguém, muito menos ver as pessoas tristes. De qualquer forma, me perdoa, vó! Eu queria ter dito a verdade sobre o vovô e queria ter estado com você quando fez sua passagem, mas eu não estava e isso eu não posso mudar. Talvez você apareça tanto em meus sonhos como uma forma de falar que tá tudo bem e que você e vovô estão brigando por bobeira e se amando daí de cima, eu realmente quero acreditar que sim. Uma coisa é verdade, sinto sua presença e seu amor da mesma forma que antes, só a saudade de te dar um abraço que sempre bate forte, mas quando ela vem, eu faço questão de abrir um sorriso e derramar um lágrima de felicidade só de pensar que tive o privilégio de ter você como minha avó. Obrigada por tanto, te amo pra sempre!


                                                                                                          Incenso de Baunilha

12 comentários:

  1. Incenso, me emocionei com seu texto. Sinto muito por tudo isso, espero que você, ao escrever, tenha entendido que fez aquilo que estava ao seu alcance no momento. Dá pra ver nas suas palavras o quanto isso te toca e você conseguiu expressar isso de uma forma muito bonita e sensível na crônica.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Incenso, senti sinceridade do início ao fim, sua crônica me tocou totalmente. Tenho certeza que não só a sua avó, mas o seu avô também tem muito orgulho de você. Abraços da Formiga!!!

    ResponderExcluir
  3. Caramba, que crônica mais linda. De verdade, parabéns. Força e coragem, Incenso.

    ResponderExcluir
  4. Sinto muito por isso, Incenso! A dor da perda junto com arrependimento deve doer demais. Texto tocante e bem escrito, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Sinto muito que você tenha passado por tudo isso, Incenso. A crônica ficou linda e emocionante. Forças <3

    ResponderExcluir
  6. Caramba, Incenso, meus olhos estão aqui cheios d'água. Obrigada por ter se aberto e por ter sido tão sincera, tão real. Parabéns pelo texto, você é incrível

    ResponderExcluir
  7. Impressionante como você conseguiu colocar tantos sentimentos e emoção na sua crônica. Parabéns, Incenso!

    ResponderExcluir
  8. Incenso, parabéns pelo texto, você escreve muito bem! Espero que seu coração encontre cada vez mais conforto através do tempo, fique bem.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, incenso, que texto forte e lindo, me emocionei! Sinto pela sua perda e espero que você seja reconfortado pelo carinho que ela sempre terá por você. Parabéns <3

    ResponderExcluir
  10. Confesso que estou aos prantos, principalmente pelo fato de que a minha avó partiu de modo muito parecido com a sua, quando ninguém estava lá.
    Sinto muito pela sua perda e espero que você encontre conforto sempre que pensar nisso!
    Lindo texto.

    ResponderExcluir
  11. Como já disseram, seu texto é lindo e muito emocionante, parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Texto muito emocionante e cheio de detalhes, você desenvolveu todo o texto de forma natural e seus sentimentos estão super claros. Sinto muito pelo o que passou... Parabéns pela crônica!

    ResponderExcluir