sexta-feira, 6 de novembro de 2020

A Maior Democracia Do Mundo

 Tem uns dois dias que só consumo um conteúdo: Eleições dos Estados Unidos.                                           

Vejo todos os tipos de conteúdo relacionado ao assunto, indo de pronunciamentos na Casa Branca à memes brasileiros.                                                                                                                                       

É muito engraçado ver A Potência Mundial ter um resultado tão demorado.                                           

As votações encerraram. Trump começa na frente, depois, segundo ele “milagrosamente” votos surgem e Biden passa. Republicanos e democratas começam a fazer manifestações nas ruas de Nova York, Michigan, Washington DC... Uns pedem contagem de todos os votos, outros pedem recontagem. Porque né, é “impossível” um homem supremacista branco, hétero, milionário, perder para um branco, cis, rico.                                                                                      

*Brasileiros, europeus, estadunidenses e afins falam as eleições nas redes sociais. E claro, o Brasil faz o que sabe fazer de melhor, memes e zoar o país alheio. *

Trump declara vitória, mesmo estando perdendo e diz que recorrerá à Suprema Corte. Diz que não aceitará derrota, pois os votos “legais” são a favor dele, e os “ilegais” não.

*No twitter... “americanos” dizem que só eles têm o direito de zoar/falar das eleições, pois é um momento muito delicado. *

Trump volta a declarar vitória. Biden faz um discurso dizendo que não quer declarar vitória, mas em tom presidencial.

*Brasileiros zoam dizendo que se fosse aqui já se saberia o resultado, pessoas estariam bêbadas por felicidade ou desgosto, já teria o primeiro pedido de impeachment e a chapa vencedora já haveria declaro união com o centrão. *

Biden abre alta vantagem. Trump declara vitória.

Mais de 48 horas se passaram.

Nada de resultado. Os trocentos trabalhos do ‘Pablito’ são finalizados, mas os EUA não têm novo presidente.

Enfim... alguém tem que avisar, ao singelo indivíduo citado ali em cima, que pessoas de 35 países podem falar das eleições, até porque, américa é um continente, três por sinal.

 Ah, esquece, o melhor país do mundo não sabe geografia.

                                                                                                                                                   

                                                                                                         Rita Skeeter


15 comentários:

  1. Mão entendi o uso dos asteriscos. Achei excessivamente narrativa, tem muito você narrando twitter e acontecimentos desses dois dias, que apesar de se tratarem do mesmo assunto, ficaram desconexos na crônica. No mais, gostei bastante do final, aplicou a ironia perfeitamente, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o uso dos asteriscos foram para dar uma ideia de simultaneidade em outro meio de mídia.
      Bem, não vejo problema em narrativa excessiva, acho que esse era meu objetivo mesmo!

      Excluir
  2. Final muito bom!!!!! Só um parêntese, na frase "... Casa Branca à memes brasileiros" não tem crase, visto que "meme" é uma palavra masculina. Forte abraço e parabéns pela crônica.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da ironia no final mas confesso que tinha ficado um pouco perdida com o uso dos * até ver sua explicação no outro comentário. Tirando isso, um bom texto!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da forma como você escreveu, contando a história com os fatos acontecendo em ordem cronológica, foi quase como o leitor tivesse acompanhando tudo em tempo real. Mas achei que talvez tenha fugido um pouco da proposta, poderia ter abusado mais da ironia ao longo de todo o texto.

    ResponderExcluir
  5. Gostei da crônica, mas achei que ficou bastante narrativo. Só no final houve a ironia, acho que ela poderia ter passado por todo o texto, mesmo que em pinceladas. Acho que o * poderia ter sido substituído por "Enquanto isso", acho que ficaria mais evidente a questão de simultaneidade que você tinha explicado para o Cara. Mas parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Gostei da proposta, mas em alguns momentos achei que se perde em divagações não muito centrais ao tema abordado. Entendi a utilização dos asteriscos mas eles me fizeram perder um pouco a linha de raciocinio.

    ResponderExcluir
  7. Gostei do texto, mas também acho que fugiu um pouco da proposta... não senti muito bem a ironia, pareceu mais uma narração dos fatos. Mas no geral ficou bem boa, gostei de como inseriu a simultaneidade. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Gostei do texto e de como fez a abordagem contando os fatos, mas acho que a narrativa ficou muito expositiva e senti falta de mais ironia no desenvolvimento da crônica. No geral, é um bom texto, parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Achei muito bom, e consegui entender de primeira a simultaneidade dos acontecimentos, mas a sua explicação no primeiro comentário ajudou ainda mais.
    Só senti falta de mais ironia. Mas preciso admitir que os trocentos trabalhos do "Pablito" estão me saindo mais demorados que a contagem de votos, pqp...

    ResponderExcluir
  10. Gostei de como você propôs o crônica, a narrativa com a ordem dos fatos e o uso da ironia. Parabéns.

    ResponderExcluir
  11. A proposta é boa, mas não gostei do texto. Não acho que fluiu bem e a ironia "escancarada" só apareceu no final, poderia ter sido melhor lapidado. Apesar de tudo a menção ao "Pablito" me fez rir!

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da narrativa, está muito bem escrita. No entanto, concordo que acharia legal se tivesse mais ironia no texto. Fora isso, parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Rita, eu amei compartilhar o mesmo tema de crônica com você kkkkk sinto que nossos textos super complementam um ao outro. Um pergunta, o outro responde. Seu bom humor deixou a crônica muito leve e gostosa de ler. Sou fã dos seus textos e mais uma vez você mandou muito bem!!

    ResponderExcluir