sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Uma Formiga diante de...Deus?

 Fim de festa. Música já baixa. Olhos de ressaca pedindo para fechar. Copos plásticos espalhados pelo salão. Uma vassoura sendo arrastada no piso já pegajoso ao andar. Questionamentos abstratos pairam no ar da madrugada junto com o hálito etílico dos amigos ali reunidos.

    Formiga, sempre inconformado com o mundo, encarou-me com seus escuros olhos, pequenos em tamanho, mas grandes em intensidade:

-Glen, eu vou pro inferno.

Levantei, de supetão, o olhar focado num papel de bala que rodopiava no chão. Questionei a sobriedade do garoto que, com sua magreza, mal sustentava o peso do próprio corpo.

-Eu tô bem, pô! Faço até o 4 tranquilo. Inclusive é isso que eu tava pensando aqui, eu aceitei que vou pro inferno e isso deixa a minha consciência limpa, tranquila. Sem preocupação, sem estresse, vivendo o que eu tenho que viver. - Vociferou, puxando do bolso um maço quase vazio de Kant de melão.

Puxei seu  isqueiro com escudo do Fluminense do centro da mesa antes que ele pudesse alcançá-lo, e aleguei que ele não viveria muito do que tinha pra viver se continuasse fumando daquela forma.

Ao invés de tentar puxar o acendedor de minhas mãos, como era esperado, levantou-se e caminhou, quase tropeçando nos cadarço desamarrados, até a sacada. Ele fitou o horizonte e tamborilou os dedos no pacote amassado de cigarro enquanto o vento do alvorecer bagunçava seus fartos cachos.

- Como eu vou pro inferno se não há Deus? O que é Deus? O que significa a palavra Deus além de Deus por si só? 

Quase dava pra ver as engrenagens girando em velocidade atômica na sua, sempre sagaz, mente enquanto as indagações mais variadas sobre o “Criador” pipocavam de sua boca. Minha própria cabeça estava ficando atordoada e falei que, infelizmente, não tinha nenhuma resposta para suas dúvidas, uma vez que elas também eram razão das minhas inquietações.

-Tudo bem, Glen. Meu próprio nome já diz, eu sou só uma Formiga…- Ele disse ao, afetuosamente, colocar as mãos calejadas sobre meus ombros antes de sair.

Mal sabia ele que, comparado com muitos do formigueiro, ele era brilhante e único.


                                                                                                Glen Coco


18 comentários:

  1. muito legal sua crônica, criativa e rica em detalhes, como um perfil tem que ser, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Hahahahahaha que pena que eu sou tricolor na sua visão. Mas gostei do final, me senti ofendido a crônica inteira, mas você acertou em muita coisa e o final foi maravilhoso. Excelente crônica. Um beijo da formiga!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que gostou! Infelizmente errei o time de três cores que você torce, a gente escreve pensando no melhor de cada um mas não dá pra acertar sempre kkkkkkk

      Excluir
  3. Gostei de como inseriu o diálogo em um momento fictício, bem narrado.

    ResponderExcluir
  4. Gostei, cumpriu o propósito! Mas confesso que gostei mais do início que do fim. "Quase dava pra ver as engrenagens girando em velocidade atômica na sua, sempre sagaz, mente" esse trecho eu escreveria de outra forma. Não compreendi na 1° que li e tive que acabar relendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só porque você escreveria de uma forma diferente não significa que não é compreensível, né? Mas tudo certo.

      Excluir
  5. Gostei bastante da crônica, as falas entraram em momentos bons e a descrição do personagem também foi boa.

    ResponderExcluir
  6. Ótima narração, a mistura dos diálogos com os detalhes do personagem funcionou bem. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da narração e do diálogo, consegui visualizar bem a cena e o personagens, parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Narração e diálogos incríveis! adorei o jeito que você abordou o tema num formato fora da caixinha, trazendo essas questões existenciais humanas pro diálogo, que por sinal, foi muito bem escrito. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Me senti conduzido na leitura, você encontrou uma forma incrível de explorar a proposta, muito bom!

    ResponderExcluir
  10. Uau, que textão bom!! As descrições da personagem foram se encaixando perfeitamente nessa história incrível que você construiu e que nos falou muito, talvez até mais do que falaria se fosse só uma descrição direta. Muito bom e leve de ler, instigante do título ao fim. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  11. Nossa, que crônica ótima! Eu gostei demais de como você construiu ela! Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Adorei a crônica. Achei triste hahaha mas curti bastante.

    ResponderExcluir
  13. Conseguiu fazer uma história bem intensa, as descrições se encaixaram muito bem. Parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Nossa, muito boa! Consegui imaginar o ambiente a partir das suas descrições, e foi um jeito criativo de descrever o personagem.

    ResponderExcluir
  15. Gostei bastante da crônica, a narrativa de diálogo sempre me encanta muito.
    Apenas atentaria para "nos cadarços* desamarrados", e talvez eu invertesse a ordem da sentença "Quase dava pra ver as engrenagens girando em velocidade atômica na sua mente*, sempre sagaz", mas apenas por eu ter dificuldade mesmo com essas sequências, nada contra o formato.
    As escolhas foram felizes e a narrativa de o toque especial da crônica.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  16. Conseguiu equilibrar perfeitamente os diálogos e as descrições. O texto ficou muito rico e gostoso de ler, parabéns!

    ResponderExcluir