O Justiça.
O Justiça com cor e gênero.
O Justiça seja feito.
Porque o Justiça é justo.
Mas só com seus semelhantes.
Não é branco e homem? Então, esteja preparado por um milagre na prisão ou ver um caso de violência sexual se tornar um “estupro culposo”. Pois é, essa é a nova do Justiça.
Descredibilizar, insultar, humilhar. É isso que o Justiça faz com quem denuncia um semelhante seu. A você, homem branco, o Justiça não tem intenção de condenar, você sempre é a vítima da situação. O homem branco nunca tem intenções ruins.
Se mata, foi acidente.
Se rouba, não é ladrão.
Se trafica, não é traficante.
Se estupra, foi sem intenção.
Crimes culposos, porque não há intenção do Justiça te condenar.
O Pica-Pau Biruta.
Deveria se chamar Injustiça esse senhor aí. Parabéns pela estratégia de personificação do judiciário, muito inteligente. Excelente texto, apesar de curto.
ResponderExcluirGostei bastante do formato diferente e de como abordou o tema. De fato, o justiça é muito seletivo, mesmo que na teoria não seja.
ResponderExcluirAdorei a forma com que o texto, como uma completa ironia, é pesado e gera desconforto. Talvez por isso seja tão necessário. Parabéns, Pica Pau.
ResponderExcluirAmei o artigo "o" antes do justiça, eu interpretei como uma mudança de gênero até. Como se o "o" se referisse justiça somente aos homens. Achei muito interessante e super inteligente. E a ironia ficou presente só por essa mudança de artigo. Singelo e espontâneo.
ResponderExcluirParabéns pela crônica!
Amei demais. A escolha pelo artigo "o" de forma proposital fez muita diferença, além da construção da crônica que se deu de maneira muito inteligente. Parabéns!!!
ResponderExcluirA última frase foi incrível e (espero não ter interpretado errado) a mudança de gênero para representar a justiça feita apenas aos homens foi genial! Parabéns!
ResponderExcluirGostei demais, falou muito com poucas palavras!! Além disso, seu texto ficou muito bonito, não só na escrita, como também na estética visual. Muito bom, parabéns!!
ResponderExcluirGostei da ideia do texto, a criação de um tal Justiça que seria apenas um reflexo do que é classe juridica desse país, talvez pudesse ter desenvolvido mais, ou talvez não, visto que ficou bom do jeito que está haha.
ResponderExcluirTexto muito inteligente, a sacada do artigo "o" foi muito boa, parabéns!
ResponderExcluirGostei muito de como você escreveu sua crônica, mesmo com poucas palavras conseguiu fazer um belo texto. Parabéns.
ResponderExcluirGenial. A escolha do artigo "O" deu toda a ironia de sua crônica, para além de todos os exemplos irônicos (e absurdamente revoltantes, diga-se de passagem).
ResponderExcluirParabéns pela crônica.
A escolha do artigo "o", a personificação da justiça, a estética... foi tudo muito bem feito, Parabéns pelo texto, está ótimo!
ResponderExcluirAmei a alteração do artigo fazendo de "Justiça" uma palavra masculina que imprime toda a significação nesse mundo machista que vivemos. Arrasou, Pica-Pau!!
ResponderExcluir