sexta-feira, 27 de novembro de 2020

O ano que perdi

 Do que eu senti falta nessa pandemia? De pessoas que não encontrei? De amigos, romances, conhecidos que se cumprimentam na rua?

De eventos, de estar junto, das possibilidades?

Acho que um pouco disso tudo. Têm a sensação do tempo, do muito tempo, eu tinha uma outra percepção de tempo antes.

Tempo e espaço.

Porque só pelo tempo tá tranquilo, o tempo ainda pode ser bem utilizado, mas o espaço é o mesmo, e é fechado, emparedado, com iluminação monocromática.

A vontade de voltar ao que era antes, a liberdade subestimada que era andar de ônibus sem máscara, a vida que, por mais semelhante que fosse, era mais direta, mais simplificada, sem um fator externo, um inimigo oculto.

E de tudo que se permitia, Maracanãs ou campos de society; belos carnavais ou péssimas choppadas...

Nunca pensei que gostaria de ver o mundo voltando ao que era antes, porque nunca achei que mudaria pra pior.

Mudou.

Por todos aqueles que já se foram, por todos que ainda estão.

Que 21 seja diferente.


                                                                                                        Plínio Haroldo Cisne


13 comentários:

  1. Me identifiquei muito com o que você escreveu, Plínio, principalmente com o trecho "Nunca pensei que gostaria de ver o mundo voltando ao que era antes, porque nunca achei que mudaria pra pior". Tem dias que a saudade de coisas que parecem impossíveis agora fala mais alto, espero mesmo que 21 seja diferente. Parabéns pela crônica, apesar de curta ela diz muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Estela! Foi o trecho que eu mais gostei também

      Excluir
  2. Muito bom seu texto, inteligente, apesar de curto e tendo mais coisas a serem exploradas no tema, ainda assim é bom, parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Bateu saudade de tanta coisa lendo essa crônica. Eu concordo com o Cara de Pescoço que poderia ter sido mais explorado o seu tema, ter mais detalhes, mais metáforas ou exemplos, quem sabe, mas ficou muito boa a crônica, apesar de curta. Abraços da Formiga!!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante, me identifiquei com muita coisa que você disse e até bateu uma saudade. Como alguns já disseram, se tivesse colocado mais detalhes o texto teria ficado ainda melhor. Também espero que 21 seja diferente!!

    ResponderExcluir
  5. Sempre conciso e preciso. Parabéns, Plínio. Vai embora, coronaaaaaaaaa.

    ResponderExcluir
  6. 2020 nos mostrando que tudo que é ruim pode sim piorar, e MUITO! kkkk brincadeiras a parte, achei um boa crônica, parabéns

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante e acho que pelos comentários já dá pra ver que todo mundo se identifica bastante, eu só gostaria de ter focado um pouco mais na questão do arrependimento e tal mas foi um ótimo texto!

    ResponderExcluir
  8. Acho que você expressou o que muitos de nós sentimos. Mesmo curta, sua crônica está ótima, parabéns, Plínio.

    ResponderExcluir
  9. Acho que esse texto caiu muito bem com o contexto atual, parabéns.

    ResponderExcluir
  10. Que saudade que me deu lendo esse texto, Plínio! Parabéns pela entrega

    ResponderExcluir
  11. Nossa, me identifico muito com esse sentimento. Até saudades de andar no ônibus lotado a gente tem. Muito boa a crônica, bem objetiva!

    ResponderExcluir