sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Preso no tempo

 Sabe um poder que eu sempre quis ter? O de viajar no tempo. Imagina, poder mudar o passado!

- Pica-Pau, se fizer isso, você muda o presente também!

E onde seria ruim? Para alguém com muitos arrependimentos e apegado ao passado como eu, não é fácil seguir em frente sabendo que se eu tivesse dado valor aqueles momentos e agisse de outro modo, tudo poderia ser diferente.

Ao lembrar daquele tempo sinto uma mistura de felicidade, nostalgia e tristeza, muito provável que tenham sido os melhores anos que vivi, mas hoje os vejo preenchidos de remorsos. Remorsos de quem eu fui e poderia vir a ser, mas acabei sendo acomodado demais.

Naquela época, não tinha do que reclamar, possuía as melhores notas da turma, poucas responsabilidades, um grupo de amigos que sempre estava comigo. Mas era muito difícil lutar contra minhas limitações, nunca fui alguém extrovertido, vi no meu ciclo de amizades uma oportunidade de me proteger dessa minha dificuldade. Por conta disso, tive poucas experiências fora daquele grupo e a barreira entre mim e pessoas novas aumentou.

Mas os outros não seriam estagnados como eu fui, e com o tempo as coisas mudam, o afastamento de um, de dois, de três…. E por aí vai... Dói ver o contraste, passar de uma pessoa que tinha muitos amigos, para alguém que uma vez ou outra recebe uma mensagem no Whatsapp. Na época eu não me dei conta, mas quando paro para pensar, eles eram tudo para mim, foi um erro ter tido esse comportamento e não ter me aberto para outras pessoas também. 

Não dei valor somente as amizades, mas também a minha vida acadêmica. Não tenho dúvidas que sempre me esforcei ao máximo, porém eu poderia ter feito mais, ter transformado todo aquele tempo livre em algo muito mais produtivo, porém outra vez me acomodei e deixei passar. Fui perseguido por todas as consequências e ainda me puno, mas de certa forma vejo que foi necessário para que esse Pica-Pau pudesse aprender a voar fora da sua zona de conforto. Só preciso aceitar isso de uma vez.


                                                                                                               O Pica-Pau Biruta.


13 comentários:

  1. Querido Pica-Pau Biruta, a vida é feita de "talvez" - e ao mesmo tempo não. Talvez se você fosse mais intenso estaria machucando a si mesmo. Ou talvez as pessoas te deixariam ou se afastariam do mesmo jeito. Enfim, dê valor ao que tem agora, mesmo que não tenha amanhã - e provavelmente não terá. A vida é um ciclo: biológico e filosófico. Boa crônica. Abraços da Formiga!!!

    ResponderExcluir
  2. Texto bastante perspicaz, e gostei da brincadeira com o pseudônimo, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Texto muito bem escrito e com um final ótimo. Gostei muito, parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. Caramba, Pica-Pau, me identifico demais com essa crônica. Sempre me cerquei das mesmas pessoas e quando vi estava sozinha. Eles alçaram novos voos e eu, depois de olhar a minha volta, não estava somente sozinha, mas tinha afastado outras pessoas importantes de mim. Triste, mas nada impossível de ser reconstruído. Dói, mas é possível. Vai embora logo, coronaaaaaa

    ResponderExcluir
  5. Eu também pensava muito nisso de querer poder voltar ao passado e mudar coisas que me arrependo. Mas dps que vi click comecei a repensar e ver que o passado é importante pq é dele que vc usa como parâmetro pra ter atitudes diferentes se as anteriores foram ruins ou a permanecer naquilo que for frutífero. E isso também é viver, crescer e amadurecer! Enfim, bom texto, parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Eu também me pego pensando bastante nessa possibilidade de voltar no tempo e viver as coisas de outra forma mas é realmente complicado porque não é uma linha de pensamento boa para nossa cabeça. Enfim, ótimo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo é a mesma coisa!! Mesmo sabendo que é algo prejudicial, eu vivo tendo esses devaneios

      Excluir
  7. Me identifico muito, mas nesses momentos de remorso tento pensar que fiz o que estava no meu alcance na época. Me conforta um pouco. No mais, parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo seu texto, pica-pau. Me identifiquei bastante, principalmente com o 5º parágrafo. Sou muito apegado ao passado e às amizades. Quero fazer amizade sincera com você, hahaha

    ResponderExcluir
  9. Também tenho muito mais carinho ao olhar o passado do que ao tocar o presente, é bem ruim de lidar. Seu texto foi lindo, a brincadeira com seu pseudônimo fechou a crônica com chave de ouro, parabéns.

    ResponderExcluir
  10. Me identifico com muita coisa do seu texto, Pica-Pau, e pelo visto os colegas também hahah parabéns pela entrega! <3

    ResponderExcluir
  11. Sua crônica ficou muito bonita. E como falaram ai em cima, a brincadeira com o pseudônimo ficou irada!
    Imagino o que sente, pela falta dos colegas e das memórias.
    Aposto que você fará novas amizades nessa sua nova fase, que te farão muito feliz, também. Não estou dizendo que vai substituir nd, mas te fará feliz.
    Parabéns pela crônica!

    ResponderExcluir
  12. Texto incrível, Pica-Pau! A vida é uma sinuca de bico mesmo, a gente se acomoda e se arrepende ou se desprende demais e se arrepende por não ter se acomodado. Creio eu que o tal do equilíbrio não tenha sido descoberto ainda kkkkk Parabéns pela crônica muito bem escrita!

    ResponderExcluir