quinta-feira, 15 de julho de 2021

Família em primeiro lugar?

A sociedade sempre ensinou que a família é o que há de mais importante no mundo,

mas...e se eu não gostar da minha? Não falo dos meus pais, porque eu os amo.

Sempre me trataram com muito amor e carinho. Sempre me apoiaram em todos

momentos. E me ajudaram a chegar onde eu estou hoje. Com o “eu não gosto da

minha família”, eu falo da sua ampla forma. Contando com os avós, os tios e os primos.

Eu ainda me sinto desconfortável e culpada em admitir isso. Mas com a minha família,

infelizmente, as relações não são boas. Então, porque eu tenho que gostar deles?

Eu não cheguei a conhecer os meus avós por parte de pai. E, sinceramente, nunca fiz

questão. Meu pai fala que eles eram pessoas boas, porém, eu acredito que seja

apenas uma forma dele de tentar criar uma imagem positiva na minha cabeça. Minha

mãe já me contou diversas histórias sobre como o meu avô só batia nos filhos e

discutia com todos. E a minha avó tratava a minha mãe como um lixo. Um encosto que

chegou para atrapalhar a vida do seu filhinho. Sempre a desprezou e, quando havia

uma oportunidade, fazia, até mesmo, ataques racistas. Esses que também já foram

incorporados por meus tios, junto com outros tipos de preconceitos. Se não fosse pelo

meu pai, nunca mandariam sequer uma mensagem. E quando mandam também, são

sempre cruas. Nunca perguntam da minha mãe.

Com a minha família por parte de mãe, o meu desgosto por eles é um pouco mais sutil.

Mas, ainda, é uma relação do tipo “vamos fingir que isso não aconteceu e continuar

fingindo que tá tudo perfeito”. Entre ir me visitar e ir no salão de beleza, adivinhe o que

a minha avó materna sempre prefere? Das duas irmãs da minha mãe, uma só entra em

contato comigo nas festas e quando precisa de algo. Na pandemia, por exemplo, só

falou comigo uma vez para perguntar sobre uma informação mais específica da

faculdade para o filhinho mimado dela. A outra se comunica mais comigo, porém,

também já me ignorou várias vezes. Dos primos, não há muito sobre o que falar. Não

conversamos e se não fosse pelos nossos pais, nunca nem nos veríamos.

Eu entendo a importância da família. E, sim, se eu tivesse uma “perfeita”, eu a amaria

completamente. Mas, se ela é tão individualista e intolerante, eu tenho mesmo que

colocá-la em primeiro lugar na minha vida? A minha resposta é não! Nesse momento,

eu vou agir como eles e ser tão hipócrita quanto, priorizando quem me valoriza.


Mundo Ressonante

13 comentários:

  1. Oi Mundo Ressonante, me identifiquei MUITO com seu texto!! Costumo dizer que família para mim é só meus pais e meu irmão. Também tenho uma relação distante e complicada com o restante e por muitas vezes me senti culpada por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, essa sombra pesa em nós duas. Mas vamos buscar nos apegar a quem nos valoriza e nos ama sempre, certo? Abraço!

      Excluir
  2. Mundo Ressonante seu texto me fez questionar muitas coisas e dizer que está certa, família é onde você encontra amor, amigos são família também. Se sua família é essa relatada no texto não se culpe vc só dá aquilo que recebe. Parabéns pela coragem e pelo texto <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sinceron@.com, que bom que você conseguiu refletir tão bem em cima do meu texto! E sim, família nem sempre precisa ser de sangue! Abraços! :)

      Excluir
  3. Mundo, é engrado que ás vezes quem não é do nosso sangue, acaba sendo mais família do que quem é, não é? Acredito que família deve ser sim em primeiro lugar, mas essa palavra pode englobar quem nós iremos querer por perto, quem nós vamos querer colocar ao nosso lado, independente da genética. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simm Melodramático, é exatamente assim que eu penso! Como não consigo contar muito com a minha família completa, foco nos meus pais e nos meus amigos. Eles assumem perfeitamente esse papel que os outros deveriam assumir! Abraço!

      Excluir
  4. Mundo, penso da mesma forma que você. Laços de sangue são apenas isso, compartilhamento genético. Família é onde a gente se sente em casa.

    ResponderExcluir
  5. A gente tem o direito de escolher isso, lar é onde a gente se sente bem! Então fico com as palavras de um pensador muito famoso ''Ohana quer dizer família, família quer dizer nunca abandonar ou esquecer''

    ResponderExcluir
  6. Gosto de assitir Ru Pauls Drag Race, e tem um episódio sobre a nossa família nem sempre ser a que nos oferecem ao nascer, mas podemos escolher a nossa família. Quem nos ama e a quem nós amamos também. Escolha a sua e boa sorte.

    ResponderExcluir
  7. Ah! e eu também não gosto da minha familia rsrsrrs

    ResponderExcluir
  8. Uau! me identifiquei muito com seu texto, pq tenho uma relação parecida com minha família. Eu acredito que "família" seja um conceito maior que apenas parentes de mesmo sangue, alguns amigos eu considero como família. Pessoas que se importam com você, te amam e cuidam, de forma que seja uma via de mão dupla, esses sim são sua família. Gostei muito do seu texto!!

    ResponderExcluir